A Luz do Corpo – Mateus 6 22

A luz do corpo

Os olhos são a luz do corpo. Se o meu olhar for bom, terei luz. Se for mau, ficarei no escuro. Se for o segundo caso, o escuro será muito grande.

No caso de o meu olhar ser bom, eu posso ficar muito ou pouco iluminado. Mas caso contrário, sempre vai ser um grande escuro, e não apenas um pouco.

Vejo que Jesus alerta aqui para não ser mau, nem que seja um pouco. Porque não há pouco mal.

Eu posso olhar com os olhos do bem, desde um bem mínimo a um bem maior, mas nunca com o mal.

 Por que? Acredito que essa luz seja a que me guia ao céu. Qualquer luz, por mínima que seja, vai deixar enxergar e vai me levar ao céu. Mas a falta dela vai me afastar do céu, vai me fazer me perder. E esse afastamento pode ser muito maior do que eu posso supor.

Com a luz, eu enxergo o caminho e sei a proximidade que eu estou do céu. Mas sem ela, eu não faço idéia de para onde estou indo. 

Como o avião comercial que perde os controles. Sem eles, a queda pode ser rápida. O piloto pode achar que está subindo, mas pode estar caindo de bico.

Jesus me alerta para não perder os controles. Como saberei? Eu sei o que é o bem e o mal, por instinto. Devo lutar para não andar com o olhar mau sobre os outros e sobre as coisas ao redor.

Hoje, eu estou atento ao que os meus olhos estão vendo.

Eu percebo que fico ansioso quando os meus olhos vêem o mal nas coisas. 

Eu vejo algumas situações normais que associo, lá no fundo, com lembranças ruins. Essas lembranças vêm à minha mente, nem que rapidamente. Às vezes, eu já me vejo tendo que me defender delas, de novo. Falar o que eu não falei antes. Ter uma postura não vulnerável. Não falhar. Vejo a minha fraqueza e me preparo para superá-la à força do braço. Então, os meus olhos, nesse momento, estão na escuridão e ela é enorme, como disse Jesus.

Em contrapartida, eu faço o bem. Ajudo a minha família e a Igreja. Busco a Bíblia e boas leituras e músicas. Ótimas imagens vêm a minha mente sobre como podemos mudar tudo pra melhor. Nesse momento, a luz está me iluminando e eu retorno ao rumo do céu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *