Amor aos inimigos e perfeição
“Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”!
Difícil demais. Cada ensinamento de Jesus dá um nó na minha cabeça. Mexe com as minhas estruturas, com tudo que eu aprendi até hoje.
Desde os primórdios, nós aprendemos a nos defender dos nossos inimigos, a mentê-los longe, sermos hostis com eles. Era por uma questão de sobrevivência.
É necessário mesmo ter cuidado com os inimigos. Em um entendimento mais amplo, é preciso que um ser humano tenha cuidado com o outro e se proteja. Às vezes, é necessário que um repreenda o outro. Afaste-se um pouco. Não fale tudo o que vem à mente, todos os segredos.
Sim, Jesus não descartou nada disso. Em outras passagens, ele alerta sobre tudo isso. E isso é ensinado desde o primeiro livro da Bíblia.
Nós precisamos ficar atentos uns com os outros, porque todos nós estamos passíveis de sofrer a influência do maligno, o tempo todo. Pode acontecer de uma hora para outra. Quando vemos, já fizemos o mal e já precisamos nos arrepender.
É assim comigo e é assim com todos. Então, se quando isso acontece comigo, eu faço o mal e, mais tarde, eu caio em mim mesmo e vejo que fui mal, e peço perdão a alguém e a Deus, eu preciso entender quando acontece esse processo no meu “inimigo”.
Então, no fundo, não há um inimigo aqui na Terra, mas há um só Maligno que influencia a todos nós. Portanto, para sermos felizes e fazermos este mundo ser feliz e preparado para a Eternidade, nós precisamos lutar contra o inimigo real.
Deus, mostra Jesus, já faz isso. Ama a todos. Faz chover sobre os bons e sobre os maus.
Deus não tem intimidade com os maus, por conta do livre arbítrio deles mesmos, que é influenciado pelo maligno. Mas ele dá condições aos maus para se tornarem bons. Dá o mesmo sol, chuva, alimento, roupa, sociedade organizada, hospitais, casa, experiências de vida, pessoas, lugares.
É o que Jesus pede, para sermos que nem Ele nisso.
Preciso saudar o meu inimigo. Preciso saudar os que são injustos ao meu ver. Aqueles que não me amam e até os que me perseguem.
Para ensiná-los. Para dar o exemplo, dar condições para a mudança deles. Assim como todos me dão condições para que eu supere o mal que eu faço e seja, cada dia, melhor.
Eu posso me dizer “mas eu posso ser bom com o meu inimigo e ele não melhorar nunca”. Mas ele vai melhorar. Se não for pelo bem, vai ser pelo mal. Mas isso é decidido por Deus. O meu inimigo vai mudar, ou aqui na Terra ou em outros lugares do mundo espiritual. Isso pode ser muito doloroso para ele.
Como é difícil que eu ame, é difícil para o meu irmão. Somos influenciados pelo mundo espiritual. É por isso que Jesus acrescenta o componente da oração no seu aconselhamento.
Precisamos orar por nós e por todos. Eu preciso, hoje, orar por mim e por quem me falou algo que me fez mal, por aquela pessoa que me prejudicou e prejudica.
Orar por eles vai me ajudar a mudar a minha visão sobre eles e sobre mim mesmo. Vai me ajudar a liderar para a Eternidade. E, claro, orar por eles vai ajudar a eles e ao mundo todo.
Jesus me mandou ser perfeito como o nosso Pai Celeste é perfeito. Que encorajador!
Então, eu posso buscar a perfeição, a santidade. Jesus me garantiu que sim. Ele confirmou que eu sou feito à imagem de Deus.
Eu posso ser perfeito. Não comparado a Deus, não é disso que Jesus fala. Ele fala de superar os meus defeitos. De ser um ser puro, sem pecados. Ser completamente o que Deus espera de mim porque ele me criou para isto. Para que eu me una aos anjos e outros santos na Eternidade.
Pai, me ajuda a dar o primeiro passo. Dia após dia, orar e demonstrar amor pelos que me são mais difíceis.
Para que eu faça isso, me ajuda a viver no Teu Amor, me sentir amado, completo, transbordando de bênçãos. Ajuda-me a entender que eu sou tão amado que tenho por dever retribuir.
Sou grato, então sou “obrigado”, como dizemos quando expressamos a gratidão. Obrigado. Sou obrigado. Se sou obrigado, que eu siga a minha obrigação e retribua ao mundo.
Eu me senti ofendido. Tive emoções ruins pelo que aconteceu. Tenho motivos para me proteger mais. Mas eu também já causei isso nos outros e ainda causo. Ajuda-me, Senhor, a não causar mais mal a ninguém. E ajude os meus irmãos a não fazerem mais isso também.
Senhor, me faz orar dia e noite para realizar os teus ensinamentos. Na dificuldade, que eu não recorra ao mundo, mas a Ti. Claro, o mundo também pode me ajudar, mas a Tua ajuda é indispensável e está sempre disponível a mim. E é a melhor ajuda, indiscutivelmente.
Senhor Jesus, ajuda a salvar a minha alma e as almas do mundo que me aparecem na frente.
Que eu mostre a Tua Luz no alto de todos os lugares que eu passe.
Me ajuda, Pai, porque já errei bastante e preciso de Ti a cada momento.
Te amo e te louvo por tudo. Sou Teu.