Batismos de João Batista e Jesus Batizado – Marcos 1

” Profecia de Isaías:

‘Eis que eu envio o meu mensageiro ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti’.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.

E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.”

Há uma tradução (ACF) que fala “envio o meu anjo ante a tua face” e associa-se esta profecia a João Batista (Batista porque é o que batiza).
Quão incrível é pensar que João era um anjo do Senhor na Terra.
Ao contrário de outras passagens da Bíblia, onde anjos falam apenas uma ou duas frases superimportantes para quem os ouve e se vão novamente para o alto, aqui é diferente: João viveu por vários anos conversando com todos ao seu redor.

A partir daí, podemos pensar que outros anjos podem estar realizando missões divinas entre nós.

“A voz que clama no deserto”. Pessoas de todos os lugares iam ao deserto para buscar o batismo de João. O batismo significa se arrepender dos pecados e se preparar para a vinda do Messias.

Penso que este deserto é toda situação difícil que eu tenho na minha vida. Geralmente, eu não vejo nada de bom nesta situação, apenas a suporto e peço a Deus para que eu consiga suportá-la.

Mas agora penso que o deserto é um lugar para buscar ao Senhor. É um tempo de preparo para encontrá-lo. E, antes, é tempo de me arrepender dos meus pecados.

“Eu batizo vocês com água, mas Ele (Jesus) vai batizar vocês com o Espírito Santo.” Que bela profecia! João, então, faz profecias mesmo, além de batizar e pregar.

Eu sei que ele já está falando que Jesus vem trazer o Espírito Santo para nós. E que bom associar a vinda do Espírito Santo com o ato do batismo. Então, concluo que o sentido da vida de João é preparar os caminhos para Jesus e posso pensar que o sentido da vida de Jesus é preparar os caminhos para o Espírito Santo vir a nós.

Jesus até falou que sim, ele teria que ir para o Espírito Santo vir, mas não falou claramente que o sentido da Sua Vida aqui na Terra era esse.

Claro que essa é uma comparação simplória demais de João Batista com Jesus. Só Jesus é Deus. Mas essa comparação, que vem do que o próprio João disse, é interessante apenas para vermos que há uma evolução entre os profetas anteriores, João Batista, e em seguida, finalmente, diferentes manifestações diretas de Deus na Terra. Tudo se conecta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *