Sal e Luz
Jesus diz que eu sou o sal da terra e a luz do mundo. É isso mesmo. Eu que me acho tão pequeno e sozinho o sou, com Ele, eu ganho um grande valor.
Eu vim pra dar sabor e cor ao mundo com as minhas boas obras.
E adverte que, se eu não fizer as boas obras, aí sim, a minha vida perderá o sentido e eu vou ser esquecido, “jogado fora e pisado pelos passantes”.
A lâmpada não é acesa para ficar em uma caixa, mas pra ficar em um lugar alto, que ilumine toda a casa. Então, temos que mostrar as nossas boas obras pra que todos glorifiquem a Deus.
Ele dá uma grande importância para a nossa vinda a este mundo. Quando nascemos, essa lâmpada que nós somos é acesa por Deus, pra iluminar o mundo.
Agora, penso em quantas pessoas vivem uma vida corrida, ou sofrida, talvez até em depressão, sem ter a consciência de que são o sal da terra e a luz do mundo.
Jesus, dá para nós a consciência perfeita das Tuas palavras, para que nós demos um sentido maior às nossas vidas, iluminando o mundo, aumentando a fraternidade, ensinando e ajudando a quem precise, praticando a caridade e o bem. Que também ajudemos os irmãos a fazerem o mesmo, para a glória do Pai. Amém.
#######
Jesus e a Lei: a nova justiça
A Lei permanecerá mesmo com Jesus e para sempre. E quem seguir é ensinar a Lei vai ser “o maior no reino dos céus”.
Não dá pra ter idéia do que Jesus está falando sobre ser o maior, mas apenas que é algo muito bom.
Ele não está motivando ninguém a ser maior que ninguém, no sentido de competição ou rivalidade. Mas, percebemos, pela organização dos anjos e pela escolha dos mais santos, que no céu pode haver uma certa hierarquia. Porém, não é manchada pelo pecado. Como diz o Apocalipse, todos louvam a Deus no céu, dia e noite. Deus é o centro da vida de todos.
Jesus lembra que a Lei é aquela dada por Moisés e está nos mandamentos. E não é aquela lei criada pelos fariseus, que é injusta. Jesus veio dar o maior entendimento da Lei.
Jesus diz que se eu não fizer uma justiça melhor que a dos fariseus e escribas, não entrarei na Eternidade.
Ora, os fariseus eram a Igreja e os escribas eram os letrados, estudiosos da Lei. Jesus faz, então, o primeiro ataque à Igreja que se dizia a representante de Deus.
Hoje, eu tenho que continuar olhando com este olhar crítico para a Igreja, que somos nós e para os estudiosos da Bíblia, pra não acrescentarmos mandamentos aos dados por Deus, em Moisés e Jesus, mas aplicá-los bem.
Isso só é possível entendendendo bem o Evangelho e orando muito para aplicá-lo da melhor forma possível, porque não é fácil para a nossa mente-padrão animal e que vive em pecado há muito tempo.
Senhor, me ajuda a discernir a Tua Vontade, me faz compreender a Tua Palavra, cumpri-la e não me deixa desviar os olhos e nem realizar mais ações injustas.
O Teu Amor me fortalece.
###########
Não cometer homicídio
Jesus ensina a, não matar o outro nem fisicamente nem moralmente. Essa maneira moral se enquadra nos crimes contra a honra. Não difamar, humilhar, dar falso testemunho, não xingar, não assediar nem importunar, nem mesmo julgar nem criticar.
A crítica ou repreensão, por mais que seja necessária, não pode ser feita de forma escandalosa, que assuste o irmão, que o tire da presença de Deus, que não dê a chance dele mudar, nem que o traumatize ou paralise.
Se o irmão erra, como eu erro, ele precisa é de encaminhamento, de ajuda, assim como eu.
Agora, vem o grande ponto : como eu vou poder guiar o irmão com sabedoria, sem dscandalizá-lo, se eu mesmo tiver sido ofendido ou prejudicado por ele?
Parece fácil, mas isso requer uma profunda reflexão, um profundo amadurecimento moral.
Primeiro, eu preciso me sentir amado por Deus e ter intimidade com Ele, entender bem a sua Criação e a Sua Justiça. Caso contrário, eu vou me sentir sempre injustiçado, em todos os momentos da vida e não vou conseguir lidar em paz com o irmãos.
Depois, eu preciso entender qual é a minha natureza, me entender bem, quais são os meus pontos fracos e fortes. Eu entendo isso no convívio com os irmãos, nas emoções que eu sinto.
Preciso, também, contemplar e entender bem a natureza dos meus irmãos, seus sonhos, suas vontades, suas virtudes e defeitos.
Preciso entender qual é o meu papel na vida do meu irmão, quanto de convivência que eu posso e preciso ter com ele e qual é a melhor forma de fazer isso. E com cada irmão, pode ser de um jeito diferente, por cada pessoa é única.
Também é importante lembrar, por mais que Mateus não tenha relatado que Jesus falou isso, que eu posso matar o irmão moralmente não só fazendo algum mal a ele, em atos ou palavras, mas também o desprezando, me afastando quando deveria buscá-lo, me omitindo quando ele precisa.
Eu não posso colaborar para a sua morte física ou moral, nem por ação, nem por omissão.
Não matar física ou moralmente é tão importante que se tivermos algo a perdoar ou pedir perdão, a nossa oferta a Deus (trabalhos, orações, louvores, etc) se torna inválida. E pagaremos o preço. Jesus é enfático. Pagaremos cada centavo. Não adianta tentar compensar as nossas faltas aos irmãos com boas obras.
Jesus, no Espírito Santo de Deus, me ajuda a perdoar completamente a todos que já me fizeram algum mal físico ou moral, tornando o meu coração puro novamente. E com esse coração puro e contrito, que eu consiga fazer as pazes com todos e só fazer o bem. Amém.
——#############
Não cometer adultério
Só de olhar para uma mulher, desejando ter algo com ela, caso ela consentisse; só de imaginar tal coisa acontecendo, só de estar disponível pra que isso aconteça, eu já estou pecando.
E quando isso acontece, eu já estou me condenando ao inferno. Jesus é claro nisso.
É um dos poucos pecados citados no sermão da montanha e é o pecado no qual Jesus é mais claro e enfático com relação ao inferno, o que leva a crer que é o pecado mais grave, junto com o homicídio.
É o único pecado sobre o qual Jesus fala em que ele dá um conselho tão drástico: é melhor amputar um membro meu caso eu pense em cometê-lo.
Jesus não está falando das mulheres que eu paquerei, nem das mulheres que eu beijei, nem das mulheres com as quais tive algo a mais. Mas de todas que eu simplesmente desejei com o olhar.
Todas que eu toquei com desejo de algo mais. Tocar em qualquer lugar, até num aperto de mãos. Até em um contato corporal causado pelo balanço do ônibus lotado, quando esse me causasse um pensamento de desejo.
A parte do meu corpo que tocou nela ou que me gerou desejo por ela deveria ser amputado.
Nos tempos atuais, podemos sentir essa cobiça até à distância, sem nem mesmo estar no mesmo lugar que a mulher, mas apenas assistindo a um filme ou vendo fotos do Instagram.
Já cometi o ato na minha mente, no meu coração.
Senhor, quantas vezes eu pequei. Peço tanto perdão e me comprometo por ensinar a Tua Palavra para que outros caminhem para o abandono do pecado, assim como eu estou me esforçando na caminhada.
Precisamos parar de ver filmes e séries que ensinam, propositadamente, a cultura da liberação sexual.
Essa cultura que gerou tantos jovens e adultos sozinhos e rancorosos, que peçam uns contra os outros em benefício do próprio prazer.
Essa cultura que gerou a enorme quantidade atual de mães solteiras e abortos.
Essa cultura que gerou a queda da renovação populacional de muitos países, onde não há mais casamento e onde as pessoas não querem mais ter filhos, mas apenas serem livres para terem prazer.
Quantos programas de TV, filmes até de comédia, show de comédia, quantas pessoas propagam essa cultura achando que, assim, são livres. Elas são, apenas, influenciadas por uma ideologia errada.
Perdoai-nos, Senhor, e nos encaminha de volta ao Teu Puríssimo Coração.
Peço que eu saiba, novamente, o que é ter um coração puro. Amizades verdadeiras entre mulheres e homens. Desejo genuíno de fazer o bem uns aos outros, desde o olhar que se troca, até palavras e atos, e o desejo genuíno de ver todos bem e em paz.
Senhor, me apresenta a mulher com a qual devo me casar e desejar em meu coração.
Protege a minha emoção de qualquer sentimento de solidão e de qualquer tentativa de resolver esse sentimento por meio de um vício como a erotização, pornografia ou sexo fora do casamento.
Ensina-nos a nos amarmos e a não termos relações para agradar outras pessoas, ou por motivos de trocas e interesses pessoais.
Mostra-nos que nós somos herdeiros do Teu Reino, que nós somos Teus filhos, príncipes e princesas, que não precisam se submeter a nada, porque já temos amor suficiente por toda a Eternidade.
Te peço que torne os homens e mulheres unidos em laços de fraternidade e misericórdia e tire de nós todo o olhar de pecado e julgamento que nós adquirimos da educação baseada no pecado.
Que homens e mulheres sejam felizes, se alegrem quando estiverem uns na presença dos outros.
Que o número de casamentos cresça e que eles sejam baseados na busca do Teu amor, em conversas profundas e extraordinárias, em laços entre homem e mulher que não vão se desfazer por toda a Eternidade.
Que as amizades também cresçam entre homens e mulheres, que seja possível toda a afetividade saudável nas amizades, de forma pura, que não gere ciúmes entre os casais.
Jesus, tira o pecado do meu coração. Faz-me lutar pelo Eterno. Eu quero adentrar o Teu Reino e me sentar no lugar de herdeiro, que me é direito. Eu não renuncio. Eu quero. Eu vou buscar, na companhia e na providência do Teu Espírito Santo.
– – – #######
Proibição do divórcio
Jesus proibiu o divórcio, com a mesma pena do adultério. Tornou ambos os pecados iguais.
Ora, então, casamento, realmente, não é algo para ser decidido de um dia para o outro. O casamento é a união que Deus nos dá para a vida toda, para termos relacionamentos entre e o casal é com os filhos para a vida toda. E, ao fim da vida terrena, queremos nos reencontrar no céu. Então, o casamento deve ser eterno. Eterno!
Quantos namoros começamos por simplesmente estarmos sós. Quantos relacionamentos continuam por simples comodismo ou por necessidades práticas da vida, como a de sair da casa dos pais ou se casar somente para ter um conforto maior e até não ter que trabalhar. Quando sabemos que não vai ser eterno.
Se é pra ser eterno, não pode ser raso. Precisa ter laços profundos. Nós só criamos laços profundos com quem podemos ficar nus mesmo estando vestidos. Despidos da vergonha. Mostrando nos por inteiro. Com quem podemos nos mostrar de verdade, com segurança, sem medo, sem ciúmes.
Não dá pra ser eterno se a afinidade entre o homem e a mulher se dá apenas por terem os mesmos gostos pessoais: séries, festas, esportes, atividades em comum.
E mais, por mais que haja intimidade, a plena profundidade só vai acontecer onde se fala a Plena Verdade. Plena. Obviamente, o resto é meia verdade, é ilusão. E onde está a Plena Verdade? em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Onde não há a plena verdade, há a entrega para os desejos pessoais, até animais ou carnais. Não há a busca da pureza e da santidade. Não há a consciência do amor de Deus. E se não os sentimos amados por Deus, tocados por Deus, a vida é qualquer coisa. Vale tudo. Se vale tudo, está longe de ser eterno.
Senhor, dai-nos a consciência do Teu Amor, para fazermos a Tua vontade naa nossas amizades e nos nossos casamentos. Porque Tu só criaste essas duas coisas. O resto não é Teu. Ajuda-nos a encontrar a pessoa escolhida por Ti, é faz-nos buscar um casamento para a Eternidade, com muita reflexão, oração, busca de Deus e obras pra Deus.
Faz os nossos gerarem os Teus frutos. Leva-nos de volta para o Eden. Nós queremos a Tua companhia mais do que tudo. O que não me leva de volta, eu não quero. Eu renuncio, em Teu nome. Que se afaste de mim.
Ordena os Teus anjos que nos livrem da loucura, de achar que é difícil viver na Verdade. Difícil é viver na loucura, na ilusão. No fundo, todos nós queremos a Verdade. Senhor, mostra-nos a Verdade. Enche-nos com o Teu Amor até que nós transbordemos.
